sexta-feira, 13 de agosto de 2010

A amizade

Acho que todos temos uns momentos que duvidamos de tudo, do chão que pisamos, do ar que inspiramos, da existência de tudo a volta e simplesmente da dúvida da vida; Começas a duvidar por alguma causa e no final vira uma bola de neve onde a sua imagem é um grande ponto de interrogação.

Minha "causa" foram as amizades superfíciais que acumulamos na vida, que em um determinado momento você duvida dessa amizade e pergunta: será que eles são seus amigos por gostarem de você ou do que você pode proporcionar, suas "vantagens"? Claro, há pessoas que jamais perguntaram sobre isso, porém, digo, que nunca viram os olhos que não sorriem, os gestos que não agradam, o sorriso falso, a ligação para um favor, o pedido de um comando, uma palavra vazia, um abraço sem sentimento, palavras com letrasjuntas, um momento onde você e seu "amigo" estão juntos, mas ao mesmo tempo não estão. Não sei. Será?

Eles ligam, falamos durante horas, voltamos para a escola e conversamos, saímos juntos, temos história e aventuras que poderiam fazer um livro, mas mesmo assim a amizade acaba. Por que? O que faz uma amizade de anos acabar, ou uma amizade de dias se tornar tão especial? Interesse? Não vejo outro motivo.
Ficamos juntos por interesse, seja ele qual for: uma amizade sincera, um colega rico, um amigo bonito, uma pessoa boa de conversa, um psicologo FREE, alguém que é o menos pior do ambiente... Mas será que é tudo isso? Não sei mais nada.

Eu muitas vezes me aventurei em encontrar amizades que seriam mais fortes que um diamante contra um vidro. Me arrisquei em confiar em pessoas que julgava ser amigas e que estavam comigo por, simplesmente, gostarem de mim. Não alguém que poderia propocionar alguma vantagem, seja ela qual for.

É triste como algumas pessoas são ridiculamente vazias por dentro e que acabarão sozinhas no mundo. Sempre tenho alguém do meu lado, mas penso que existe momentos em que poderia ter apenas um, não de tempo integral, que fosse verdadeiro. Seria pedir muito a alguém "Sejamos amigos, mas sem querer usufruir do que posso propocionar, me olhe pelo que sou, não pelo meu 'bônus'!"

Acho que minha mente ainda é muito inocente nesse termo de amizades. Continuarei me magoando com a ridícula facilidade de pessoas serem falsas, continuarei buscando por mais amizades e espero um dia poder finalmente dizer com toda a minha voz e ser ouvida no outro lado do mundo "Encontrei o verdadeiro amigo" Será?

E se eu tiver equivocado e no fundo, lá no fundo, eu estiver negligenciando as verdadeiras amizades e buscando por mais sofrimento? Talvez eu tenha que apostar na outra porta, talvez lá esteja a resposta... mas se continuar por essa e lá estiver a resposta? Não sei. Não sei por onde andar, qual caminho escolher. Existem N possibilidades e N respostas. Só tem uma certa. Qual a probabilidade de acertar de primeira?

Talvez seja por isso que erramos tanto, queremos a resposta certa. Certo?

 Encontrei essas frases legais, que achei que combinava com o post:
"Há muitas razões para duvidar e uma só para crer." Carlos Drummond de Andrade
 "Nossas dúvidas são traidoras e nos fazem perder o que, com freqüência, poderíamos ganhar, por simples medo de arriscar." William Shakespeare

E mais uma coisa, aqui vai a hierarquia das pessoas, em questão de amizade, bem pelo menos eu penso assim:
Desconhecido (Nada) 
De vista
Amigo de amigo
Conhecido
Colega
Parceiro (não romanticamente)
Chegado
Ex-melhor amigo (para não ser mais tem um motivo, e isso decai a hierarquia devido a leve inimizade que criou)
Amigo
Melhor Amigo
Melhor Amigo que você ariscaria tudo!

É isso ai. Pare e pense um pouco, sempre vai descobrir coisas novas sobre a pessoa mais importante para todo o mundo: você!

Nenhum comentário:

Postar um comentário